Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
Ultimas Atualizações
FAIXAS PRETAS-2018  (09-10-2018)
DIRETORIA GERAL  (09-10-2018)
8° BRASILEIRO 2018  (04-10-2018)
1° PAN AMERICANO 2017  (02-10-2018)

Rating: 3.0/5 (1149 votos)




ONLINE
1




 

ARTES MARCIAIS

      FIKAM


FULL - THAI - KICK
FULL - THAI - KICK

  

 

KARATE FULL CONTACT

No inicio dos anos 70, aonde praticantes de diversas artes marciais procuraram realizar uma forma de luta onde pudessem competir entre si,  independentemente do estilo marcial que praticavam. Nestes combates em FULL-CONTACT / Boxe Americano (designados também por profissional Karate), na época, eram apenas permitidas todas as técnicas de pernas das artes marciais acima da cintura e todas as técnicas de punhos do Boxe. Inicialmente estes combates eram feitos numa área de tatame, tendo sido adaptado rapidamente a sua  realização em Ring de Boxe, o que dado ao espaço limitado pelas cordas (logo menos distância de combate), fez com que os competidores tivessem de recorrer ao aperfeiçoamento e condicionamento físico na prática de Boxear (usada pelos pugilistas).

São grandes lutadores e mestres neste estilo de FULL-CONTACT: Joe Lewis, Mike, Anderson, Chuck Norris, Bill Walace, Benny Urquidez, Kurban, Garcia, Corning, Cecil Peoples, Ramon Smith, Walli Slokis, Duenas, Duran, Williams, Howard Hanson, Jean Yves Therriault, Don Wilson, Jeff Smith, Rick Rufus, Fred Royers, Dan Macaruso, Roger Pachy, Dominique Valerá, entre outros;

Grandes Mestres: Jonh Rhee, Ed Parker, Hee IL Cho e o famoso e lendário Bruce Lee, pioneiro no FULL-CONTACT em todos os seus estilos de combate, criador do seu próprio estilo o Tao of Jeet Kune Do que incorpora as técnicas mais eficazes de cada arte marcial e desportos de combate. O estilo de luta FULL-CONTACT teve como 1º organismo a agrupar todos os praticantes e a homologar os eventos, a PKA– Profissional Karate Association no USA que seguidamente foi introduzido na Europa, via França por Dominique Valera, designando o estilo por Full-contact / Boxe Americano; depois, já nos anos 80 surge na Suíça a EPKA por ação dos irmãos Cañabate e Bill Wallace, entretanto ainda em 73 no USA surge também a WKA – World Karate Association por ação de Benny Urquidez e Howard Hanson a qual veio a estender-se a nível mundial, com representação na Europa através de Fred Royers e na Ásia representada por Shin Fujita, seguidamente dá-se o surgimento de vários organismos mundiais como a ISKA, PCK, IKL, WKL, WAKO, WKA, WFCA, WKN, WTKA, WKC, IKS, AAKFC.

Mais tarde dá-se a expansão do THAI FULL-CONTACT / Thai Boxing, Boxe Tailandez (Muay Thai) ao Ocidente, esta luta Tailandesa em FULL-CONTACT com origem bastante remota (cerca de 3.000 Anos), onde se permitia o uso de qualquer técnica sofre alterações no inicio dos anos 30, onde são introduzidas novas regras e regulamentos similares ao Boxe, permitindo no entanto o uso de joelhadas, lowkicks e cotoveladas, na Europa foram pioneiros neste estilo de FULL-CONTACT: Ton Arison, Rob Kaman com origem na Holanda. Na década de 80 surge o FULL-CONTACT com LOWKICKS (Kickboxing) numa adaptação feita no Japão às regras do Boxe Tailandês e desenvolvidas no Ocidente por ação de Bennny´ THE JET ` URQUIDEZ após o seu regresso do Japão onde combateu segundo essas regras com lutadores desses Pais por último, à semelhança das lutas antigas praticadas por gladiadores e por influência de certos documentários cinematográficos sobre as artes marciais como o «The new onde atletas de grande renome de várias artes marciais e desportos de combate como Muhammad Ali (Boxe), António Inoki (Lutador) e Benny Urquidez  (Full-contact / Artes Marciais) se defrontam no Ring em «NO RULES FULL-CONTACT», nos Anos 90 surge o ULTIMATE FULL-CONTACT, com a sua popularidade a dever-se essencialmente ao ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIPS no USA, ao PRIDE e PANCRASE no Japão e ao VALE TUDO no Brasil, aonde diversos lutadores de vários estilos de artes marciais e desportos de combate de lutas em pé em FULL- CONTACT  se defrontam com Judocas, Jiu jitsu, Grapplers e Wrestlers (lutadores especializados em luta no chão), permitindo assim uma aproximação entre lutadores de todas as distâncias de combate (Boxers, Kickers e Grapplers) e avaliar, aperfeiçoar cada estilo ao mais real, destacando-se neste estilo de luta, LUTADORES como: Bas Rutten, Masakatsu Funaki, Suzuki, Ken Shamrock, Família Gracie, Marco Ruas e etc.

 

KICKBOXING

Surgiu no Japão na década de 60, através de lutadores japoneses de Karate que adquiriram conhecimento do Muay Thai (até então praticado na Tailândia), e perceberam a grande eficiência desta arte marcial. Contudo, os lutadores japoneses não suportavam a forma dura de treino, também devido às diferenças fisiológicas entre um povo e outro, e aliaram as técnicas de Karate e Muay Thairetirando os golpes de joelho e cotovelo existentes no Muay Thai, surgindo assim o Kickboxing. chegou ao ocidente, designadamente aos E.U.A. Europa em meados dos anos 70 e grande parte dos praticantes de Full Contact, e actualmente as mesmas entidades que desenvolvem o Full Contact trabalham igualmente o Kickboxing.

Uma diferença clássica que se verifica entre os atletas genuínos do kickboxing, em relação aos atletas do Full Contact, é a posição da guarda e a distância de combate, não é regra, mas a guarda mais alta e fechada e uma distância menor comparativamente aos atletas de Full Contact, existindo a possibilidade de golpear as pernas, aplicar low kicks precisos nas pernas do adversário ao invés de golpear a parte superior do corpo do adversário, o low kick consome menos energia que as restantes técnicas convencionais de pernas; a guarda torna-se mais alta pois sendo os low kick’s uma técnica de media/curta distancia, a luta torna-se mais próxima sendo cada movimento menos previsível, logo mais eficaz.

                                                 

MUAY THAI NO MUNDO E NO BRASIL

Significado da palavra MUAY THAI: Arte livre

MONGKON:

É uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia,gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.

RAM MUAY:

É uma dança E o ri timo musical tocado, um ritual que antecede um combate. O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (a baixo verá significado), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes).

KRUANG ou PRAJIED:

É uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação no Brasil.

WAI KRU:

Significa respeito ao professor (Whai Significa respeito e Kru Significa Professor), é um ritual característico do Muaythai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.

HIERARQUIA: 

Desde quando o Muay Thai se iniciou no Brasil no ano de 1979, foi colocada uma graduação somente usada no Brasil, que antigamente era usada em forma de faixa na cintura, a quatorze anos que é utilizado o Kruang (Prajied), uma corda no braço esquerdo do lado do coração com a mesma coloração que foi definida em 1979. No Brasil existe uma hierarquia formada através dos anos de dedicação onde existe cinco tipos de graduação: O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura, quando chega na graduação azul escura se torna um Instrutor que poderá dar aulas com a autorização da CBMTK, na seqüência o Instrutor Máster que é da graduação azul escura ponta preta, quando se torna grau preta o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MUAI THAI E KICKBOXING-CBMTK  e todos os praticantes no Brasil utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, assim como, ao ver o treinador e colegas de treino, o aluno saúda a todos com a expressão Muay Thai , Thai ou Oss, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, alunos, atletas, Instrutores, Professores, Mestres e Grão Mestres.

Obs: a CBMTK E FIKAM, não aceita este tipo de apresentação do WAI KRU em seus eventos.

Por Mestre Alexandre Ribeiro,  formado no Fullcontact

Por Sergio Batarelli (Brasil), Nelson Juan Amarillo (Argentina) pelo Paulo Zorello (Brasil).